terça-feira, 13 de outubro de 2009

NITRO (SISTEMA DE ÓXIDO NITROSO)


O Óxido Nitroso é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.
Sendo um agente inalatório, o Óxido Nitroso tem sua maior aplicação na área medica. Administrado juntamente com o Oxigênio, possui efeito analgésico e sedativo. Em anestesia geral, a adição de Óxido Nitroso ao Oxigênio permite uma redução da quantidade do agente anestésico mais caro, obtendo-se o mesmo efeito. Para fins industriais é utilizado principalmente na fabricação de chantilly.
Acima a fábrica de oxido nitroso, isto é, ali que o gás é obtido, através de reações químicas e armazenado em cilindros para a venda.
O SISTEMA
Da mesma forma que o turbo, o nitro é um equipamento conhecido e ao mesmo tempo misterioso. Ao contrário do que muitos pensam, o nitro não explode, não é feito de nitroglicerina, não é a mesma coisa que nitrometano e outras coisas esquisitas que falam por aí. Ele é um gás, de fórmula química N20, composto, portanto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, que fica armazenado dentro de um cilindro azul, normalmente instalado no porta-malas.
O nitro é vendido em forma de kit, que vem com um cilindro, solenóides, mangueiras, bicos injetores (foggers) e peças para acabamento.
O kit de nitro
O princípio de funcionamento é parecido ao do turbo. A potência do motor é diretamente proporcional a quantidade de mistura ar+combustível que entra nos cilindros do motor. O que o turbo faz é "forçar" uma quantidade maior dessa mistura para dentro do motor. Já o nitro, faz a quantidade dessa mistura aumentar através de um processo físico-químico: quando é injetado nos cilindros, o nitrogênio da molécula de N2O faz com que a temperatura da mistura - que já está dentro dos cilindros, através do carburador ou da injeção eletrônica - abaixe muito. Se vocês recordarem as aulas de física, devem lembrar que quanto mais baixa a temperatura de um gás, mais denso ele fica e, portanto, maior o seu volume. Aí é que está a grande sacada, a quantidade de mistura cresce devido a isso.

Ta, mas daí você pergunta, e o oxigênio da fórmula? O oxigênio é um comburente, ou seja, permite que mais combustível seja injetado junto com o nitro.
Resumindo, o aumento da potência feita pelo nitro se deve a três fatores: resfriamento abrupto da mistura, o que aumenta o volume de mistura na câmara de combustão, ou seja,   mais combustível e mais ar (oxigênio) entrando nos cilindros. Além do comburente da formula que é o oxigênio, que coopera ainda mais com uma queima perfeita. Esse aumento pode ser de até 600cv, dependendo do motor e da regulagem do nitro.
Agora que você sabe o que ele faz, pode entender como é instalado no carro. O nitro fica lá quietinho dentro da garrafa azul. Quando é necessária mais potência, ou seja, quando você apertar o botão no painel do carro, duas válvulas (tecnicamente chamadas de solenóides) entram em ação: uma delas libera o nitro da garrafa, que dispara por uma mangueira até o motor, e a outra, libera combustível, que vai até o motor por outra mangueira.
TIPOS DE SOLENÓIDES
Tanto o nitro quanto o combustível (no caso de injeção eletrônica), entram no motor através de um bico injetor especial, o fogger. Cada um com suas características especiais.
O FOGGER
A quantidade de foggers que é instalada no motor está relacionada com a quantidade de potência que será aumentada. Tomando como exemplo o motor AP do Gol, que têm quatro cilindros, pode-se colocar somente um na entrada da injeção eletrônica ou carburador. Ou quatro no coletor de admissão, que vêm depois da injeção eletrônica ou do carburador. Essa uma preparação bem mais forte.
A grande vantagem do nitro é que você só usa quando quer. Seu carro pode ser totalmente original e receber um kit de nitro. Enquanto você não usá-lo, o comportamento do carro é o mesmo de quando saiu da fábrica - claro, se você não tiver outras preparações junto, como o turbo - mas ao necessitar de mais potência. é sós “chamar o nitro” e segurar firme o volante. Sabendo usar, a durabilidade do motor é maior em relação ao turbo. A desvantagem é que o nitro não duro para sempre. Um cilindro padrão de nitro (10lbs), dura em média de 5 a 7 minutos de ingeção, considerando que você aperte o botão durante uns 10 segundos no máximo por vez, um cilindro dá para 30 a 50 injeções.
Atualmente, um kit simples, com um fogger, sai por cerca de R$1500,00. Barato não é, mas nem se compara ao preço de antigamente. O problema é a recarga do cilindro: R$20,00 em média por quilo de oxido nitroso. Ou seja, não dá pra sair por aí "nitrando" a toda hora... Outra coisa: o nitro pode ser usado em conjunto com o turbo ou outro tipo de preparações sem problemas, desde que com as devidas adaptações e reforços.
Se você instalar um kit de NOS no seu carro, tenha o cuidado de saber usá-lo, só acione em locais seguros e nunca apertar por mais de 15 segundos o botão, se sua preparação for básica... e nem pense em injetar em uma curva, ou com o piso molhado, pois é perda de controle do carro na certa. Também não acione antes de tirar o pé da embreagem, para não arrebentar o motor ou o câmbio.
DICAS IMPORTANTES


PRIMEIRO É IMPORTANTE SABER EXATAMENTE O QUANTO DE POTÊNCIA EXTRA VOCE QUER.MAS LEMBRE-SE: QUANTO MAIOR A POTENCIA DESEJADA, MAIOR O RISCO DE QUEBRA DO MOTOR E MAIS GASTO TAMBEM.
SEGUNDO, OS FABRICANTES DE KITS TOMAM POR BASE UM COMBUSTIVEL DIFERENTE DO NOSSO PARA CALIBRAR SEUS PRODUTOS, PORTANTO É PRECISO ACERTAR NA DOSE PARA NÃO QUEBRAR.
TERCEIRO ALGUNS CARROS ORIGINAIS, TRABALHAM COM BOBINAS DE IGNIÇÃO DE ALTA PERFORMANCE.PARA AQUELES QUE NÃO TEM ESSE PRIVILÉGIO, O KIT NITRO DEVE SER ACOMPANHADO DE UM MÓDULO DE POTÊNCIA DE IGNIÇÃO ESPECIAL PARA QUE O MOTOR NITRADO SEJA ESTAVEL EM TODAS AS ROTAÇÕES.

Um comentário:

  1. Amigo da Maseri , poderia me passar um contato para tirar umas duvidas a respeito do n2o? Muito obrigado des de ja att Miguel MOM'SX serviços automotivos 15 997092053

    ResponderExcluir